O Que Devo Saber ?
Você tem que saber que a sua ida à Terapia Psicológica, antes de tudo, é corajosa! Porém, muito saudável e uma ótima oportunidade para ser uma pessoa muito melhor que ontem.
E vamos explicar o por quê!
Corajosa pela atitude de tratar tudo aquilo que anda tirando seu sono, descontrolando suas emoções, gerando ansiedade extrema, e ainda fingindo estar tudo bem.
Saudável por estar justamente diante de uma profissional especializada para isso: cuidar da sua saúde emocional e mental, livre de qualquer julgamento moral, social e/ou religioso. Sendo apenas vo-cê!
Por isso, listamos algumas dicas para você ficar mais confortável durante sua primeira experiência:
>> Avalie o conhecimento da psicóloga. A expertise técnica e sua experiência são essenciais
>> EM-PA-TI-A. Fator tão importante quanto o conhecimento. Esse sim precisa fazer sentido entre vocês para que o acompanhamento seja, de fato, transformador em sua vida.
>> Cuidado com a “promessa de cura” rápida! A terapia psicológica é incrível, mas requer tempo e muito trabalho em conjunto com sua psicóloga para ajustar e aliviar qualquer desconforto emocional.
>> Sessões de 50 minutos à 1h são muito mais produtivas, resultando em um processo terapêutico mais eficiente.
>> Para a Sessão Presencial, além do ambiente ser necessariamente acolhedor, identifique se o espaço tem uma boa acústica para falar das suas queixas mais sigilosas.
>> Já para a Sessão Online, certifique-se se a psicóloga está em um ambiente completamente sigiloso e seguro para realizar seu atendimento.
>> Na Terapia Online, procure sempre um espaço com bom sinal de internet e que fique minimamente confortável para você.
>> Assim como na medicina, a Psicologia Clínica também tem várias especialidades. Pesquise aquela que melhor se encaixa para o seu propósito. A Terapia cognitivo-comportamental (ou apenas TCC) é uma das mais indicadas por especialidades diversas.
Pronto! Agora não tem mais desculpas. Você já tem todas as informações iniciais para começar a mudar sua vida. Não espere mais!