O estresse pós traumático é uma condição de saúde à qual é preciso dar muita atenção, pois pode acarretar graves consequências a quem sofre com ela.
Identificá-la, preveni-la e afastar-se dela é essencial, e, para isso, este artigo vai lhe mostrar seus principais sinais, estratégias para evitá-la e também para enfrentá-la. Acompanhe a leitura.
Estresse pós traumático: o que é?
O estresse pós traumático (EPT) é uma condição de saúde mental desenvolvida geralmente após a incidência ou ocorrência de um evento traumático.
A estes eventos incluem-se condições como:
- Acidentes;
- Desastres naturais;
- Experiências de combate;
- Brigas;
- Entre outras coisas afins.
O estresse pós traumático é uma condição geralmente negligenciada por quem a sofre, ocasionando danos ainda maiores à saúde mental de quem a tem.
Por esse motivo, atualmente, especialistas de saúde mental, psicólogos e terapeutas têm-lhe dado mais atenção, de modo que esse tornou-se um assunto em destaque.
É importantíssimo compreender os sintomas e sinais do estresse pós traumático, visto que ele pode ser confundido com outros problemas, como transtorno de pânico e transtorno de estresse agudo.
Sinais e sintomas de estresse pós traumático
Existem muitos e variados sinais de estresse pós traumático, pois esta é uma condição que depende integralmente do evento que desencadeia esse transtorno.
Apesar disso, é possível listar alguns mais comuns, de entre os quais se destacam, em cada categoria, estes:
Relembranças do trauma
O sujeito que é acometido por estresse pós traumático frequentemente revive e reaviva as memórias relacionadas ao trauma tido.
Esse é um sinal psicológico forte, ao qual é preciso dar muita atenção, pois é um indício ativo de que o indivíduo sofre com EPT.
Evitação de coisas relacionadas ao evento
Quem sofre com EPT também tem inclinação ou tendência a fugir de quaisquer coisas que lhe lembrem o trauma.
Por exemplo, é possível que quem é acometido por EPT evite alguns lugares, pessoas, situações ou relacionamentos.
Dificuldade de concentração
A ausência da capacidade de concentrar-se é também marca recorrente de quem tem EPT, pois a constante lembrança do evento traumático o impede de focar algo.
Memória lesada ou prejudicada
O hiperfoco no evento ocorrido faz com que o alvo do estresse pós traumático seja incapaz de lembrar de outras coisas que podem ou não lhe ser importantes.
Alterações no sono
Esse é um sintoma e sinal muito incidente em quem padece dessa condição. Exemplos típicos são os soldados que voltam de guerra, que com frequência tem o sono interrompido.
Isolamento social
Também, o isolamento social ocorre porque os eventos traumáticos relacionam-se diretamente a pessoas ou grupos que o causaram.
Fadiga
O cansaço e o esgotamento mental são indícios causais do EPT, porque, quem o tem, não consegue pensar em outra coisa que não seja o evento traumático.
Portanto, é normal que sofra de cansaço crônico que afeta tanto a cabeça quanto o corpo.
Estratégias para lidar com o estresse pós traumático e evitá-lo
Uma vez que sejam conhecidos os sintomas e o sinais do estresse pós traumático, fica mais fácil não somente enfrentá-lo, mas também evitá-lo. Para isso estas estratégias servem muito bem:
Meditação e atenção plena
A meditação e a atenção plena são capazes de adiar ou retardar os efeitos do trauma, uma vez que geram tranquilidade e conforto.
Para praticá-la melhor, quem tem EPT pode ou deve ir a um profissional de saúde habilitado em saúde mental que pode auxiliá-lo.
Rede de apoio social
Ter EPT e enfrentá-la sozinho é uma das piores coisas passíveis de acontecer. É mais do que fundamental contar com pessoas que possam ajudá-lo nesse cenário.
Estes podem, assim, ser amigos, colegas de trabalho ou familiares, visto que todos são capazes de oferecer suporte e ajuda.
Também, médicos e profissionais de saúde podem ser extremamente bem-vindos, ajudando-o a lidar melhor com a condição.
Manter um estilo de vida saudável
Ter um estilo de vida não saudável aumenta a possibilidade de sujeição a condições danosas, perigosas e lesivas.
É bem por isso que evitar ocorrências e eventos traumáticos exige adotar um estilo de vida saudável, em que se incluem prática de exercícios físicos, cuidado com a saúde mental e entre outras coisas afins.
A Psico Vila Olímpia o ajuda a superar seus traumas
Não importa qual seja o seu trauma: eventos violentos, abusos ou desastres naturais. A todos estes a Psico Vila Olímpia tem as soluções.
Conte com nossa rede de psicólogos altamente qualificados e experientes e dê um passo à frente do seu trauma. Supere-o hoje e agora! Consulte nossas opções.