Terapia Cognitivo Comportamental: o que é, como funciona e para quem é indicada?

Terapia Cognitivo Comportamental: O Que é e Como Funciona?

A Terapia Cognitivo Comportamental (ou TCC) é um tipo de abordagem terapêutica utilizada na Psicologia, para auxiliar na resolução de transtornos e doenças mentais.

Além da TCC, existem ainda outros tipos de abordagens terapêuticas, como: a Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Humanista, Fenomenologia e Análise Junguiana.

O objetivo de todos esses tipos de tratamentos é trazer solução para problemas psicológicos dos pacientes, sendo que cada uma é voltada para melhor atender determinados problemas.

Hoje vamos falar sobre o conceito da Terapia Cognitivo Comportamental, como essa abordagem é desenvolvida nas sessões e para quais casos ela é indicada. Continue a leitura 👇

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental tem seu conceito baseado no Behaviorismo unido a teorias cognitivas, ou seja, neste tipo de abordagem acredita-se que os pensamentos possuem alta influência sobre atitudes e comportamentos dos seres humanos.

Assim, durante as consultas de psicoterapia, a psicóloga irá trabalhar em conjunto com o paciente para reprogramar pensamentos primários que sejam disfuncionais e distorcidos, com sessões mais bilaterais e com muita troca entre você e a psicóloga, e assim, melhorar sua forma de reagir aos acontecimentos.

Como é o tratamento feito a partir da TCC?

Nas sessões de psicoterapia, a TCC pode ser aplicada seguindo 3 etapas: identificação, análise e avaliação. 

Confira mais sobre cada uma delas logo baixo: 

1. Identificação do problema

Como o principal objetivo das sessões de psicoterapia utilizando a Terapia Cognitivo Comportamental é ressignificar eventos e situações para ajustar as emoções e comportamentos com os quais você reage, então o primeiro passo é discutir sobre o problema.

Isso pode ser feito por meio da exposição de informações, que inclui:

  • dados pessoais;
  • sintomas e queixas;
  • desenvolvimento e acontecimentos.

2. Análise dos problemas apresentados

Depois de identificar e entender os problemas, então a profissional que utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como abordagem irá analisá-los, envolvendo questões como:

  • Comportamento: em que situações ou com qual frequência o paciente está agindo assim?
  • Motivação: por que você se descontrola, quais são as causas para isso?
  • Pertinência: como você se relaciona com as pessoas e regras ao seu redor?

Assim, é possível gerar uma hipótese de origem para cada problema e definir um modelo etiológico (agente causador).

3. Avaliação dos meios para atingir objetivos

A psicóloga irá avaliar, em conjunto com o paciente, as formas de reprogramar os padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais, e isso pode acontecer principalmente de duas formas:

  1. Técnicas Cognitivas: foco na mudança do pensamento, lapidação de valores e crenças.
  2. Técnicas Comportamentais: mudança de postura e atitude frente a determinadas ocasiões.

É trabalhado ainda durante as sessões as questões emocionais, para desenvolver habilidades que envolvem a autoestima elevada e inteligência emocional, por exemplo.

👉 Por que o Autoconhecimento é tão importante? Aprenda 3 formas de praticá-lo

Em quais casos a TCC pode ser aplicada?

A Terapia Cognitivo Comportamental é amplamente conhecida e utilizada por diversas especialidades médicas, e é capaz de tratar principalmente problemas atuais do paciente, rastreando o início e gatilhos para então ajustar as crenças e alterar a maneira de lidar com aquelas questões.

Todas as pessoas podem fazer terapia com clínicas que aplicam a abordagem TCC, porque ela é recomendada principalmente para pessoas com conflitos internos.

Mas, existem transtornos específicos em que a TCC é comprovadamente eficaz, tais como: 

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Transtornos Psicossomáticos
  • Transtornos Alimentares
  • Fobias e Medos
  • Situações Traumáticas

👉 8 Tipos de Depressão: conheça sintomas e tratamentos para essa doença

3 técnicas que a Terapia Cognitivo Comportamental utiliza

1. Exposição ao problema

Uma das técnicas que a Terapia Cognitivo Comportamental utiliza é a exposição do paciente ao problema, para que aos poucos ele tenha contato com seus medos e, assim, conseguir enfrentá-los.

Essa é uma forma de ajudar você a entender que o controle da situação está em suas mãos, e por meio da mediação que a psicóloga faz, conseguir encontrar soluções para os problemas.

2. Registro de pensamentos

É comum que o psicólogo solicite que você faça anotações sobre os pensamentos disfuncionais e distorcidos conforme eles forem acontecendo.

Assim, é possível entender quais fatores externos e internos estão sendo gatilhos para estes pensamentos negativos.

3. Objetividade nos julgamentos

Outra técnica que o psicólogo pode empregar é levar você para uma visão externa de sua situação, assim é possível fazer um julgamento mais objetivo de como as coisas têm acontecido.

Ao sair da imersão dos problemas, o paciente ganha clareza para buscar soluções.

Conheça a Psico Vila Olímpia

Na Psico Vila Olímpia, nós aplicamos a metodologia TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) para todas as modalidades de psicoterapia que oferecemos: individual, casal, adolescente ou familiar, e estas podem ser ministradas de forma presencial, online ou híbrido.

Para saber mais e esclarecer suas dúvidas, entre em contato e agende uma consulta com uma de nossas psicólogas! ⬇️

CONSULTE O VALOR DA CONSULTA