Conhecer os principais tipos de depressão ajuda o paciente e familiares a reconhecer e buscar tratamento para essa patologia, que é uma doença psiquiátrica caracterizada pela tristeza profunda e sentimento de desesperança persistentes.
As causas da depressão podem ser diversas, inclusive envolvendo fatores genéticos e disfunções bioquímicas no cérebro do indivíduo. Tipificada como uma doença crônica, sua recorrência abriu diálogo para eliminar de vez qualquer tabu sobre o assunto.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre os 8 principais tipos de depressão, os seus sintomas e o que fazer para sair desse estado e votar a sentir alegria em viver. Leia e confira! 👇
Sintomas da Depressão
Os sintomas da depressão variam de acordo com o seu tipo e estágio, mas independentemente desses fatores, é possível notar mudanças no indivíduo que são características da doença. Alguns deles são:
- Angústia
- Ansiedade
- Solidão
- Vazio ou Tristeza
- Desânimo
- Cansaço Constante
- Falta de Energia
- Dor Física
- Alteração Hormonal
- Irritação e Estresse
- Insônia
- Problemas de Concentração
- Perda de Apetite
- Pensamentos Suicidas
- Uso Excessivo de Álcool e outras Drogas
Apesar da depressão ter um quadro profundo de tristeza, essas são situações distintas: enquanto a primeira é um estado emocional, a depressão em si é uma patologia.
🔍 Tristeza vs. Depressão: principais diferenças
Os principais Tipos de Depressão
Vamos falar agora sobre os 8 principais tipos de depressão, conceitualizando-os, expondo seus sintomas e possíveis tratamentos:
1. Depressão Maior ou Clássica
A depressão clássica ou “maior” é um dos tipos de depressão mais comuns e genéricos, seus sintomas são: tristeza, angústia, desânimo, perda de apetite e libido, entre outros.
Esse quadro clínico pode afetar pessoas de idades, gêneros e classes socioeconômicas distintas; e apesar de ser considerada mais leve, a depressão clássica não deve ser ignorada, e torna necessário o acompanhamento com um psicólogo.
2. Depressão Psicótica
A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão, e é possível ser identificada porque além de carregar os sintomas da depressão maior, o indivíduo pode apresentar alucinações e delírios.
Nesse tipo de depressão, a pessoa pode ficar violenta, descrever situações fora da realidade ou ter pensamentos mórbidos, como a sensação de perseguição constante ou intenções suicidas.
3. Transtorno Bipolar
O transtorno de bipolaridade é uma doença psiquiátrica diferente da depressão, mas em algumas de suas fases possui sintomas relacionados aos que também estão presentes na depressão.
Assim, em episódios nos quais o indivíduo bipolar está de mau humor, a tristeza e outros sintomas depressivos podem ocorrer com maior força e intensidade.
4. Depressão Sazonal
A depressão sazonal está diretamente relacionada com fatores externos, como o clima em regiões mais frias e escuras do planeta.
Esse é um dos tipos de depressão que costuma ser mais recorrente em países com invernos mais rigorosos e noites mais longas, como nos Estados Unidos, na Islândia e na Noruega, por exemplo.
Isso acontece porque com a falta da luz e do calor do sol, as pessoas ficam mais deprimidas e, consequentemente, suscetíveis a desenvolver depressão.
5. Transtorno Depressivo Persistente (TDP)
O transtorno depressivo persistente, também conhecido como depressão distímica, caracteriza-se por um estado de melancolia profunda.
Diferente da depressão maior, os indivíduos com TDP (Transtorno Depressivo Persistente) não experimentam uma tristeza absurda, mas vivem com sentimentos constantes de desânimo e falta de propósito.
6. Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor
O TDDH (Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor) é um dos tipos de depressão com maior recorrência em crianças.
Seus principais sintomas são a irritabilidade incomum, que diferente das chateações em casos isolados torna-se constante e pode afetar diversos aspectos da vida dos pequenos.
Além disso, podem surgir surtos em curto período de tempo e irritações desproporcionais com o fato ocorrido.
As principais causas do surgimento do TDDH envolvem conflitos familiares, ansiedade e falta de estrutura familiar.
AGENDAR TERAPIA PARA O SEU PEQUENO
7. Depressão Pós-Parto
A depressão pós-parto é um dos tipos de depressão que atinge as mulheres em período de puerpério, logo após o parto.
Geralmente, essa depressão é causada pela perda de hormônios com o fim da gestação, e os sintomas mais comum são:
- a incapacidade da mãe em cuidar do seu bebê;
- infelicidade aguda com a maternidade;
- culpa excessiva sem motivos aparentes.
8. Desordem Disfórica Pré-Menstrual (TDPM)
A TDPM (Desordem Disfórica Pré-Menstrual) é um dos tipos de depressão que atinge às mulheres, e está presente no período que antecede a menstruação.
Os sintomas mais comuns são a irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração, entre outros; e é comumente confundida com a TPM comum, porém o quadro instalado na TDPM é mais grave.
Tratamentos para diferentes Tipos de Depressão com a Psico Vila Olímpia
Existem diferentes tratamentos para cada um dos tipos de depressão apresentados, partindo do acompanhamento por psicoterapia, uso de remédios antidepressivos e mudanças na rotina e estilo de vida do paciente.
Para garantir um tratamento eficaz, é preciso encontrar uma clínica de psicologia séria e acolhedora, com uma equipe de profissionais qualificados para diagnosticar e conduzir a evolução de cada paciente.
Na Psico Vila Olímpia, você encontra tudo isso, pois nossa clínica presta atendimento psicológico especializado nas modalidades presencial, online e híbrido para as mais diversas demandas, incluindo a terapia individual, de casal, adolescente e familiar.
Somos referência em psicoterapia com profissionais pós graduadas e com grande experiência no atendimento clínico psicológico. Por isso, todas as nossas profissionais possuem a expertise necessária para atender diferentes demandas, incluindo quadros de depressão.
Para saber mais e esclarecer suas dúvidas, entre em contato e agende uma consulta com a Psico Vila Olímpia! ⬇️